Parâmetros elétricos para a insensibilização de frangos: qual a corrente elétrica que atinge o cérebro?

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SCHEUERMANN, G. N.; COSTA, E. X.; CARON, L.; COLDEBELLA, A.; ALVES, S. P.; LA VEGA, L. T. de; ROSA, P. S.

Resumo: RESUMO: Exportar frango aos membros da União Europeia implica em atender o Regulamento CE 1099/2009 que versa sobre os parâmetros elétricos a serem aplicados na insensibiliza- ção quando do abate das aves. Considerando os relatos de que o uso destes parâmetros implica em impacto negativo na qualidade da carcaça dos frangos, parâmetros alternativos, notadamente baixa amperagem com maiores frequências estão sendo avaliados. Para melhor avaliar a eficiência dos métodos alternativos quanto ao bem estar, ou seja, se de fato insensibilizam as aves, este ensaio é o primeiro relato mensurando a corrente elétrica que atinge o cérebro da ave no momento da insensibilização. O resultado indicou que a insensibilização elétrica de frangos com corrente aproximada de 100 mA e frequência de 600 Hz possibilita passagem de corrente no cérebro da ave em magnitude que não permite a manutenção da capacidade de transmissão da dor, mostrando-se eficiente, portanto. Sugere-se que esta metodologia seja considerada para a avaliação de propostas alternativas a serem submetidas ao grupo de inteligência científica do Mercado Comum Europeu.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.