Padrão de crescimento de amescla em Santa Carmem, MT.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RIBAS, H. E. R.; SANTOS, A. T. dos; MATTOS, P. P. de; BRAZ, E. M.; CANETTI, A.; BASSO, R. O.

Resumo: A microrregião de Sinop, MT, onde está localizado o Município de Santa Carmem. De acordo com Picoli (2004), 24,84% das indústrias do setor madeireiro do norte do Mato Grosso se encontram nessa microrregião. O setor madeireiro brasileiro reclama da falta de normas eficazes para a regularização e execução do manejo sustentável, pois as existentes são restritas e gerais (BRAZ et al., 2012). Apesar disso, esse setor apresenta grande impacto na balança comercial. Para manter a economia estável e/ou crescente, é necessário implementar técnicas de manejo sustentável, e o que se defende é a inclusão de dados de crescimento e da estrutura da floresta no planejamento de cada unidade de produção anual. O setor madeireiro na microrregião de Sinop, no Mato Grosso é uma região que atua tradicionalmente no manejo florestal, em áreas de Floresta Ombrófila Densa. Em floresta tropical, um plano de manejo sustentável apresenta dificuldades que devem ser consideradas em sua elaboração, como a grande diversidade de espécies arbóreas que, por sua vez, apresentam idades e diâmetros diferentes (BUONGIORNO; GILLESS, 1987). A questão sustentabilidade, apesar de bastante debatida, ainda não recebeu as respostas necessárias e básicas sobre, por exemplo, como compreender e compatibilizar os padrões de crescimento das árvores de espécies diferentes (OLIVEIRA, 2014).

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.