Qualidade seminal de touros bubalinos (Bubalus bubalis) e sua relação com fatores ambientais e nutricionais.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, L. K. X.

Resumo: Objetivou-se avaliar a relação existente entre a qualidade seminal de touros bubalinos (Bubalus bubalis) e fatores ambientais e nutricionais. Foram utilizados onze (11) touros bubalinos (Murrah), submetidos a dois ensaios experimentais, realizados em região de clima tropical úmido (Afi de Köppen). O primeiro ensaio foi dividido em três períodos experimentais (mais chuvoso, de transição e menos chuvoso), e compreendeu a avaliação da frequência respiratória (FR; mov/min), frequência cardíaca (FC; bat/min), temperatura retal (TR; ºC), temperatura de globo ocular (TGO; °C) e temperaturas de superfície escrotal (TSE; °C), nos turnos da manhã e da tarde. Foram realizadas colheitas e avaliação seminal quinzenais. Além do cálculo do Índice de Temperatura e Umidade (ITU) e do Índice de Conforto de Benezra (ICB). Os touros bubalinos apresentaram termogramas normais, não sendo constatadas alterações na termorregulação testículo-escrotal e na qualidade seminal. No segundo ensaio os animais foram distribuídos em três grupos experimentais (OPB - Óleo de Palma Bruto; RRP - Resíduo Graxo do Refino de Palma; CONT - Grupo Controle), sendo avaliado o efeito da suplementação lipídica na qualidade do sêmen. A cada 15 dias, foram realizadas colheitas de sêmen, sendo o in natura submetido à avaliação de volume (VOL; mL), turbilhonamento (TURB; 0 a 5), motilidade espermática progressiva (MP; %), vigor (VIG; 1 a 5), concentração espermática (CONC; x109/mL), defeitos maiores (DMA; %), defeitos menores (DME; %), defeitos totais (DT; %) e integridade de membrana plasmática (IMP, %) através da coloração eosina-nigrosina (EN), e o criopreservado avaliado a MP, VIG, DMA, DME e DT, além da IMP, integridade acrossomal e potencial mitocondrial através de sondas fluorescentes. Além, da análise do perfil lipídico do plasma seminal e membrana plasmática espermática in natura. Os coprodutos agroindustriais, óleo de palma bruto e resíduo graxo do refino de palma podem ser utilizados na alimentação de touros bubalinos em centrais de inseminação artificial, causando efeitos positivos na qualidade do sêmen criopreservado.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Teses

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.