Fermentation kinetics and ruminal parameters of animals fed diets containing Brazil nut cake inclusion levels.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BUDEL, J. C. de C.; RAMOS, A. F. de O.; ARAÚJO, G. S.; LIMA, A. C. S.; MARTORANO, L. G.; NAHUM, B. de S.; SOUSA, L. F.; SILVA, A. G. M. e; LOURENÇO JUNIOR, J. de B.

Resumo: Avaliou-se o efeito da inclusão da torta da amêndoa de castanha-do-pará (Bertholletia excelsa Bonpl.) ? (TAC) nas proporções 0 (controle), 15, 30, 45, 60 e 100% da matéria seca (MS) em substituição à silagem de milho (SM), sobre a cinética de fermentação e a degradabilidade efetiva (DE), através da produção de gases in vitro, nos tempos 3, 6, 9, 12, 24, 48, 72 e 96 horas. Utilizou-se delineamento em blocos casualizado, com seis tratamentos, três blocos e duas repetições por bloco. O modelo de France foi ajustado aos dados. Ensaio in vivo, conduzido em ovinos fistulados, avaliou-se a influência da TAC nos níveis 0, 15, 30 e 45% (MS), em substituição à silagem de milho, sobre os parâmetros ruminais desses animais. As coletas de líquido ruminal para determinação da concentração dos Ácidos Graxos de Cadeia Curta (AGCC), pH e N-NH3 foram realizadas às 08h00, 10h00, 12h00, 14h00, 16h00 e 18h00, pós-prandial. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado, com medidas repetidas no tempo, sendo quatro tratamentos e três repetições. Os resultados das variáveis: acetato, propionato, butirato, relação acetato:propionato, pH e NH3 foram submetidos à análise de variância e regressão (linear e quadrática) considerando-se tratamento, tempo e a interação de ambos. Aplicou-se teste F, com nível de significância de 5% (P < 0,05). O padrão de cinética de fermentação e DE foi linear decrescente (P < 0,05), diminuiu a produção de gás total à cada nível de inclusão do coproduto. Não houve efeito da interação tratamento vs tempo para as variáveis AGCC total (P>0,40), ácido acético (P > 0,41), propiônico (P > 0,85), butírico (P > 0,62) e pH (P > 0,57). As substituições de TAC de 0, 15, 30 e 45% não alteraram (P > 0,05) a concentração de AGCC total, da mesma maneira, não modificou a concentração do ácido acético dos ovinos. Com inclusão de 45% MS de TAC, a concentração dos ácidos propiônico e butírico mMol/100 mL de líquido ruminal reduziram (P < 0,001) e (P < 0,022), respectivamente. As maiores concentrações, nos tempos de mensuração foram observadas 4 horas após a alimentação. Os valores de pH apresentaram efeito quadrático tanto na inclusão (P < 0,001), quanto no tempo (P < 0,001). Houve interação tratamento vs tempo na concentração de N-NH3 (mg/ml) (P < 0,001) e na relação dos ácidos acético:propiônico (P < 0,014). A cinética de fermentação foi afetada negativamente pela inclusão de torta da amêndoa da castanho-do-pará, à dieta à base de silagem de milho. Recomenda-se o uso desse coproduto, associado à fontes de carboidrato não estrutural.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.