Espectrometria de fluorescência de raio x de campo melhora a qualidade de mapas de teores de ferro do solo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VASQUES, G. de M.; OLIVEIRA, R. P. de; BACA, J. F. M.; COELHO, M. R.; RODRIGUES, H. M.

Resumo: Buscando explorar o potencial de uso in situ de um espectrômetro de fluorescência de raio X portátil (pXRF) para mapear atributos do solo, o objetivo foi mapear os teores de Fe do solo medidos por métodos padrão de laboratório auxiliado pelo pXRF em uma área de 3,4 ha sob pastagem em Seropédica, RJ. Dois métodos de interpolação foram comparados: (a) krigagem direta dos teores medidos pelos métodos padrão de laboratório em 105 pontos; e (b) krigagem dos valores desses teores preditos em função dos teores medidos por pXRF em 351 pontos. Os mapas de Fe total (ICP-OES) e de Fe extraível por ácido sulfúrico tiveram melhores índices de erro (25 pontos de validação) quando feitos a partir dos 351 valores preditos por pXRF, pois os mesmos recobrem melhor a área, além de os modelos de predição do Fe em função via pXRF terem apresentado R2 > 0,7. O pXRF permitiu aumentar, indiretamente, o número de observações para interpolação e, com isso, melhorar a acurácia dos mapas de Fe do solo.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.