Orientações para a criação massal e liberação em campo de Cleruchoides noackae para controle biológico do percevejo bronzeado do eucalipto.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BARBOSA, L. R.; RODRIGUES, A. P.; NICHELE, L. A.; SOUZA, A. R. de; BECCHI, L. K.; WILCKEN, C. F.

Resumo: Mymaridae) é o principal agente de controle biológico do percevejo bronzeado do eucalipto Thaumastocoris peregrinus Carpinteiro & Dellapé, 2006 (Hemiptera: Thaumastocoridae). Este percevejo tem causado danos expressivos aos plantios de eucalipto, reduzindo a produtividade de madeira. Para minimizar os danos dessa praga, vários países têm utilizado o controle biológico clássico, por meio da introdução e liberação de C. noackae. No Brasil, este parasitoide foi introduzido e tem sido criado em laboratório desde 2012. Neste documento são descritos os procedimentos para a criação de C. noackae em laboratório e a liberação no campo. Trata-se de um material para orientar os pesquisadores, estudantes e técnicos interessados no controle biológico de T. peregrinus.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.