Percepção do consumidor em relação à nanotecnologia: resultados preliminares.

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Autoria: GONÇALVES, R. A. S.; LIMA, M. F.; OLIVEIRA, D. C. R.; DELIZA, R.

Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar a percepção do consumidor em relação à nanotecnologia utilizando a metodologia de Associação de Palavras. Participaram do estudo 510 indivíduos, os quais anotaram as quatro primeiras palavras/ideias/pensamentos que vêm à mente quando pensam em nanotecnologia, as possíveis aplicações e em quais alimentos seu uso seria interessante. Foi calculada a frequência de menção das frases/palavras e aquelas com significado similar foram agrupadas em categorias. Nanotecnologia foi principalmente associada a pequeno, tecnologia, futuro, ciência, inovação e desconhecimento. As principais aplicações citadas foram medicina, alimento, saúde e informática. Em alimentos, frutas, carnes e legumes foram os mais mencionados. Apesar da elevada expectativa do consumo e da intenção de compra de nanoalimentos, grande parte dos consumidores apresentaram dúvidas sobre o assunto. Tais resultados são úteis na elaboração de estratégias para a popularização da nanotecnologia.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

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