Avaliação do progresso genético em propriedades leiteiras no Acre.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CARNEIRO JUNIOR, J. M.; SILVA, R. R. C. da; SILVA, R. R. C. da; SILVA, M. S.; PINHEIRO, A. K.

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o progresso genético de um rebanho, por meio de simulação computacional. Foram realizadas visitas técnicas em 25 propriedades e foi realizada simulação computacional, por meio do programa SAS, de um rebanho leiteiro com índices zootécnicos similares aos observados em pequenas propriedades leiteiras no Acre. Os índices zootécnicos simulados foram produção de leite 4,5 kg/vaca/dia, intervalo de partos de 18 meses, idade ao primeiro parto de 30 meses e duração da lactação de 180 dias. Constatou-se, através da simulação, que em quatro estações de descarte técnico de vacas e reposição com novilhas oriundas da inseminação artificial a produção de leite saltou de 4,5 kg/vaca/dia para 18,7 kg/vaca/dia. O descarte técnico de vacas associado à reposição com novilhas provenientes de inseminação artificial, filhas de touros provados, consiste em uma ferramenta eficiente para aumento da produção leiteira e consequentemente maior retorno econômico para o pequeno produtor de leite acreano.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Acre

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.