Séries temporais de índices de vegetação para identificação de quebra de safra.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: A agricultura está sujeita a intempéries que afetam a produção negativamente. Monitorar quebras causadas por clima adverso, em termos de quantidade perdida e área afetada, é de interesse para produtores, mercado consumidor e empresas do agronegócio. O sensoriamento remoto tem se mostrado útil para o monitoramento agrícola, principalmente com o uso de séries temporais. Esse trabalho utilizou séries de EVI/MODIS para calcular o Índice de Vegetação Padronizado (IVP), os quais foram comparados com a produtividade de soja nos municípios da região Sul do País. Os dados de sensoriamento remoto foram processados na plataforma de computação em nuvem Google Earth Engine, que se mostrou apropriada para manejar grandes volumes de dados. O IVP médio dos municípios mostrou boa relação com a produtividade de soja. Dessa forma, esse índice poderá ser utilizado para identificação de áreas afetadas por quebra de safra e para o monitoramento da produção agrícola.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.