Padrão de pixels em imagens hiperespectrais no infravermelho próximo para detecção de açúcares entomológicos e fisiológicos em pluma de algodão.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LEITE, B. de F.; ARAUJO, J. B. de; MEDEIROS, E. P. de; SEVERINO, L. S.

Resumo: A presença de açúcares entomológicos e fisiológicos em pluma de algodão causam mudanças em suas propriedades físicas e químicas de difícil detecção. Essa limitação decorre da interação em nível molecular (ligações de hidrogênio intermolecular) com a celulose que compõe mais de 90% da pluma de algodão. Os principais açúcares relacionados à pegajosidade são a melezitose, trehalulose, trehalose, frutose, glicose e sacarose. A determinação da pegajosidade em nível de campo ou na indústria possui várias limitações de implementação quando se empregam métodos convencionais. Isso tem sido uma das principais causas de falhas no controle de qualidade para esta determinação. A aplicação de técnicas de imagens hiperespectrais possui vantagens de desempenho analítico necessárias para contornar essas limitações. Além de possibilitar a adaptação a sistemas em linha para detecção automática da presença de substâncias específicas. Este trabalho objetivou avaliar a utilização de imagens hiperespectrais de infravermelho próximo (HSI-NIR) para detecção em nível molecular dos principais açúcares que causam a impacto na pegajosidade do algodão. Foram preparadas amostras contaminadas com cristais de melizitose e trehalose (açúcares entomológicos) e soluções contendo mistura glicose, frutose, melezitose, sacarose e trehalose na faixa de pegajosidade definida em trabalhos consolidados na literatura.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Algodão

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.