Influencia do tempo de maceração sobre a coloração, conteúdo de compostos fenólicos e atividade antioxidante do vinho tinto Touriga Nacional (Vitis vinífera L.).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CARVALHO, E. S. S. de; BIASOTO, A. C. T.; SILVA, T. de M.; SANTOS, R. T. dos S. e; LIMA, M. A. C. de; SANTOS, F. N. dos; DRUZIAN, J. L.

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do tempo de duração da etapa de maceração sob a intensidade de cor, teor de compostos fenólicos, antocianinas e atividade antioxidante do vinho tinto da cultivar Touriga Nacional (Vitis vinifera L), produzido no Submédio do Vale do São Francisco, Petrolina-PE. Os resultados apontam que, para promover maior qualidade ao vinho tinto Touriga Nacional elaborado no Submédio do Vale do São Francisco seria interessante aplicar tempo de duração da maceração entre 13 à 18 dias, visto que proporcionaram maior valor de polifenóis totais em IPT, antocianinas, fenólicos totais e atividade antioxidante, fatores que podem melhorar a estabilidade e qualidade da bebida, tanto em termos sensoriais como nutracêutico

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.