Avaliação de linhagens avançadas de algodoeiro convencional de fibra longa no cerrado da Bahia, safra 2015/16.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PEDROSA, M. B.; JESUS, T. S. de; MORELLO, C. de L.; SUASSUNA, N. D.; SILVA FILHO, J. L. da; FREIRE, E. C.; FRIEDRICH, M. E.; ALENCAR, A. R. de; OLIVEIRA, E. R. de

Resumo: A região de cerrado, localizada no Oeste da Bahia, compreende os municípios de Barreiras, Formosa do Rio Preto, Luiz Eduardo Magalhães, São Desidério, Riachão das Neves e Correntina, é caracterizada pelo grande potencial agrícola para cultivo da cultura do algodoeiro. Na safra 2015/16 a área cultivada com algodão no Oeste da Bahia foi de 227 mil hectares, com produtividade média de 165@ha, e produção de 561.825 toneladas de pluma. Tal redução de produtividade deveu-se à estiagem ocorrida na região durante o desenvolvimento da cultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar linhagens avançadas de algodão convencional de fibra longa, sendo linhagens selecionadas utilizadas para introgressão de genes que conferem resistência à lagarta e ao herbicida glifosato (B2RF). No presente ensaio utilizou-se delineamento em blocos ao acaso, com nove tratamentos e quatro repetições, sendo duas testemunhas (BRS Acácia e BRS 336) e sete linhagens (CNPA BA 2013-563, CNPA BA 2013-1847, CNPA BA 2013-1898, CNPA BA 2013-1948, CNPA BA 2013-1956, CNPA BA 2013-1958 e CNPA GO 2013-771). A parcela experimental foi constituída por 4 linhas de 5 m lineares, perfazendo 15,2 m², com área útil de 7,6 m², correspondendo as duas linhas centrais. Os ensaios foram conduzidos em três locais no Oeste da Bahia: Fazenda São Francisco, Fazenda São Luiz e Centro de Pesquisa e Tecnologia do Oeste (CPTO). Aqui serão discutidos apenas os resultados da análise conjunta referentes a esses locais. Foram coletados dados referentes às variáveis: produtividade de algodão em caroço (PAC); produtividade de algodão em pluma (PAP); % de fibra (PFB); resistência (STR) e comprimento (UHM). Com exceção do comprimento de fibras, todas as características avaliadas foram estatisticamente significativas pelo teste de Scott e Knott a 1 e 5% de probabilidade. Todas as linhagens apresentaram percentagem de fibra superior às testemunhas, com valores acima de 40%, exceto para a CNPA BA 2013-563 que apresentou percentual de 38,6%. Verificou-se média geral de 244@/ha e 98@/ha para produtividade de algodão em caroço e em pluma, respectivamente. As linhagens que apresentam melhor desempenho foram: CNPA BA 2013-1898 com 33,0 mm de comprimento e 34,4 gf/tex de resistência; CNPA BA 2013-1956 com 33,3 mm de comprimento e 36,5 gf/tex de resistência e CNPA BA 2013-1958 com 33,8 mm de comprimento e 34,9 gf/tex de resistência. Tais linhagens, consideradas como possuidoras de fibras de comprimento médio-longo, aliada a alta resistência de fibras; foram selecionadas para submissão ao processo de introgressão de genes para resistência a lagarta e ao herbicida glifosato (B2RF). Pelos resultados obtidos foi possível mencionar que há linhagens com características de fibras diferenciadas com relação ao comprimento e resistência de fibras, sendo possível a seleção de genótipos superiores para tais características.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Algodão

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.