Caracterização da matéria orgânica do solo por espectroscopia de ressonância magnética nuclear do 13C para a avaliação de serviços ecossistêmicos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: REBELLO, C. M.; NOVOTNY, E. H.; TURETTA, A. P. D.

Resumo: A caracterização da matéria orgânica é essencial para compreensão da sua dinâmica nos sistemas agrícolas, sendo, portanto, peça fundamental na definição de manejos agrícolas sustentáveis. As frações húmicas, por refletirem as alterações antrópicas e, ao mesmo tempo, serem estáveis diante das variações espaciais e temporais de curto prazo, podem ser potenciais indicadores da qualidade do solo e dos sistemas de manejo. Destarte, foram analisadas amostras de solo de diferentes sistemas de manejo na bacia do Pito Aceso (Município de Bom Jardim, RJ) para a avaliação da qualidade da matéria orgânica. Foi utilizada como ferramenta de avaliação a espectroscopia de ressonância magnética nuclear, a qual apresentou a variação de intensidade entre os grupos funcionais presentes nas diferentes amostras de solo, indicando diferenças oriundas dos tipos de manejos do solo. Para interpretação dos dados, foi utilizada a análise multivariada por mínimos quadrados parciais.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.