Regeneração natural de áreas utilizadas como roça no Pantanal da Nhecolândia.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CARDOSO, E. L.; SALIS, S. M. de; CRISPIM, S. M. A.; FERNANDES, F. A.; FERNANDES, A. H. B. M.

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de regeneração natural de florestas semidecíduas desmatadas para utilização como roças e, posteriormente, abandonadas por 18, 28 e 30 anos sem nenhum tipo de manejo, no Pantanal da Nhecolândia. Para comparação foram utilizadas áreas adjacentes a cada uma das roças com vegetação de floresta nativa preservada. Foram avaliados os atributos químicos do solo, a composição florística e a estrutura da vegetação. Em cada área de estudo (roça e vegetação nativa) foram coletadas amostras de solo, nas profundidades de 0-10 cm, 10-20 cm e 20-40 cm, com três repetições por área, para determinação dos atributos químicos e estoques de carbono e nitrogênio. O levantamento da vegetação foi realizado por meio de duas parcelas de 20 m X 50 m, em cada área de estudo, sendo amostrados todos os indivíduos arbóreos com DAP (diâmetro ao nível do peito) maior do que 5 cm. Também foram feitas fotos para comparação visual das áreas estudadas. A qualidade do solo encontrada nas áreas de roça, de modo geral, foi similar à da vegetação nativa adjacente, com exceção do estoque de carbono que se manteve inferior na área em processo de regeneração natural há 28 anos. Por sua vez, em relação à composição e estrutura da floresta, somente a área em processo de regeneração natural há 30 anos mostrou-se totalmente restaurada.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Pantanal

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.