Variabilidade espacial da umidade do solo em cultivo de gliricídia.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RODRIGUES, C. T. A.; NUNES, T. C.; CARVALHO, H. F. de S.; SILVA, T. G. F. da; ARAUJO, G. G. L. de

Resumo: O controle, monitoramento e uso da água no solo são imprescindíveis para a produção agrícola. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi analisar a variabilidade espacial do teor de água do solo em cultivo de gliricídia (Gliricidia sepium) no Semiárido Nordestino. O experimento foi desenvolvido na Embrapa Semiárido no Campo experimental da caatinga, Petrolina, Pernambuco durante o período de setembro de 2015 a março de 2016, totalizando 237 mm irrigação (100 mm) e precipitação (137). Avaliou-se uma área total de 2.560 m² e útil de 1.560 m², cultivada com gliricídia sepium no espaçamento 1 x 1 metro. Foi realizado o monitoramento da umidade do solo a partir da utilização de uma sonda capacitiva do conjunto Diviner@ 2000, Sentek Pty Ltda. Austrália, em seis profundidades, a cada 10 cm: 10, 20, 30, 40, 50, e 60 cm em 80 tubos distribuídos na área experimental. O teor de umidade no solo apresentou um aumento gradual, à medida que aumentou a profundidade do solo tendendo a uma estabilização a partir das camadas de 50 e 60 cm, quando mais próximo da superfície constatou uma redução na umidade do solo, deste modo podemos constatar que a combinação de alta incidência de radiação, temperatura e baixa umidade na região semiárida nordestina podem contribuir para a rápida evaporação da água nas camadas superficiais. Assim conclui-se que houve variação no teor de água no solo nas diferentes profundidades, estabilizando a partir dos 50 e 60 cm de profundidade. .

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.