Caracterização morfológica da população tetraplóide de amendoim.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SUASSUNA, T. de M. F.; HEUERT, J.; MORETZSOHN, M. de C.

Resumo: As primeiras iniciativas para introduzir genes das espécies silvestres no amendoim cultivado iniciaram na década de 1970, visando a introgressão de resistência às cercosporioses. Desde então, diversas populações interespecíficas foram geradas, como a população tetraploide obtida a partir da hibridação entre a cultivar ?Runner IAC 886? e o alotetraplóide sintético formado pelos parentais silvestres de genoma B (Arachis ipaënsis) e A (A. duranensis), composta por 89 linhagens recombinantes. O objetivo deste trabalho foi descrever a variabilidade para características morfológicas das linhagens recombinantes interespecíficas que compõem a população tetraploide do amendoim. Os parentes silvestres, o alotetraplóide sintético derivado destes e a cultivar ?Runner IAC 886?, apresentaram variabilidade para altura da haste principal, cor de flor, hábito de crescimento, pigmentação da haste e formato da vagem.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Algodão

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.