Caracterização de resíduos orgânicos de cadeias produtivas da agropecuária na região Centro-Oeste do Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NUNES, W. A. G. de A.; LIMA JÚNIOR, S. A. de; GUIMARÃES, F. F.

Resumo: A região Centro-Oeste do Brasil tem se desenvolvido em forte ritmo nas últimas décadas, notadamente na área agropecuária. Em todos os casos, as cadeias produtivas têm se instalado completamente, incluindo também as indústrias de transformação dos produtos agrícolas e pecuários, que geram quantidades elevadas de resíduos orgânicos, com alto potencial poluente. Caso não tratados, todos esses materiais representariam sério risco de poluição ambiental, em função de sua alta carga orgânica e presença de nutrientes. O tratamento desses resíduos vem sendo exigido não somente pela sociedade local e pelo Poder Público, mas também, indiretamente, pelo próprio mercado, através da certificação ambiental de produtos. O tratamento convencional desses resíduos envolve, geralmente, processos extremamente onerosos, exigindo grandes estruturas como lagoas de decantação e valas impermeabilizadas, no caso de efluentes orgânicos líquidos ou pastosos, ou de aterros sanitários industriais, para resíduos sólidos.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.