Variabilidade espacial de atributos do solo em um sistema agroflorestal no cerrado: um novo olhar sobre amostragem em sistemas biodiversos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANTOS, P. P.; FERREIRA, E. A. B.; MATTOS, L. M. de; DELVICO, F. M. dos S.; SOUZA, A. N.

Resumo: Os Sistemas Agroflorestais se apresentam como uma alternativa para a produção sustentável de alimentos. Entretanto a variabilidade espacial nos atributos do solo desses sistemas não está bem esclarecida o que pode induzir o produtor cometer erros na amostragem e na interpretação dos resultados da análise. Desta maneira o objetivo desse trabalho foi avaliar a variabilidade espacial de atributos do solo em um Sistema Agroflorestal Sucessional de quatro anos no Cerrado. Para isso foram avaliadas amostras de solo coletadas até 30 cm de profundidade para os tratamentos: Canteiro de Roça (CR), Canteiro de Arvore (CA), EntreCanteiros (EC) e CERRADO. Foram observadas diferenças nos atributos do solo tanto entre o Sistema Agroflorestal e o ecossistema nativo de Cerrado como entre os ambientes do Sistema Agroflorestal. Deste modo, em termos de amostragem para fertilidade e matéria orgânica, o produtor não deve subestimar a variabilidade espacial quanto aos atributos químicos e carbono do solo.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.