Recuperando coordenadas de endereços com o R.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PAIM, F. A. de P.

Resumo: A localização de qualquer posição no planeta é dada em função de dois números: a latitude e a longitude. Conhecidos como coordenadas geográficas, eles têm sua origem na perspectiva do planeta dividido em fatias de circunferências horizontais e verticais, relativamente ao seu eixo de rotação. A imagem mental resultante é a do planeta envolto em uma rede. As circunferências horizontais são conhecidas como paralelos e dão origem à latitude, e as circunferências verticais, conhecidas como meridianos, dão origem às longitudes. O cruzamento entre um paralelo e um meridiano define a localização de uma posição, isto é, as suas coordenadas geográficas, sobre a superfície do planeta. O Google Maps utiliza as coordenadas geográficas (latitude e longitude) na indicação de localizações no planeta. A localização de qualquer entidade sobre a superfície do planeta é hoje uma informação operacional e estratégica. Os mais diversos problemas, análises e soluções são nela baseados. O Google Maps disponibiliza acesso a esses dados por meio de uma interface de programação de aplicativo (API, do inglês Application Programming Interface) própria que pode ser utilizada pelo software R.O presente documento ilustra como utilizar o software R para recuperar as informações de localização dadas em coordenadas geográficas a partir de endereços locais e como utilizar esses dados para plotar um gráfico georreferenciado. Para isso, é usado o pacote ggmap, da família ggplot2, o qual contém funcionalidades para essa atividade.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Folhetos

Palavras-chave: Software

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.