Avaliação de comprimento de raízes de palma de óleo, por meio do método de análise de imagem.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: AMADOR, J. T.; ANJOS, C. P. dos; GLÓRIA, G. C. P.; VASCONCELOS, S. S.

Resumo: O HIE de palma de óleo é obtido pelo cruzamento do Elaeis guineensis Jacq (dendezeiro) e o Elaeis oleífera (Kunth) Cortés (americano), possuindo um sistema radicular bastante desenvolvido. Vem ganhando a atenção de pesquisadores, devido seu baixo grau de suscetibilidade a doenças e anomalias. Contudo, pouco se conhece acerca do sistema radicular. Este trabalho objetivou estimar o comprimento do sistema radicular de um plantio de palma de óleo de oito anos de idade. A coleta foi realizada no Município de Moju-PA,utilizando-se o método dos monólitos. Quatro plantas foram selecionadas, e delas coletadas raízes em diferentes distâncias e profundidades. Os valores de comprimento obtidos pelo SAFIRA® V1.1 foram corrigidos usando fatores de correção. Com os valores de comprimento da subamostra; peso da subamostra e peso total, foi possível obter, através de regra de três, o valor do comprimento total da amostra. Notou-se que as raízes primárias e secundárias apresentaram, constantemente, valores baixos de comprimento, em diferentes distâncias. Percebeu-se que a planta investe em raízes absorventes, para um melhor aproveitamento dos nutrientes que são depositados no solo. As raízes das classes terciária e quaternária apresentaram maior comprimento, quando comparado às classes primárias e secundárias. Estes dados podem ser de grande importância na tomada de decisão sobre a nutrição e os métodos de adubação realizados no solo.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.