Potencial hidrogeniônico e composição química de silagem de capim elefante com níveis crescentes de cunhã.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: OLIVEIRA JÚNIOR1, J. R. B. de; ARAÚJO, C. F.; NUNES, T. S. dos S.; LIMA, C. B. X. de; SILVA, E. O. da; BEZERRA, H. F. C.; MORAES, S. A. de; QUEIROZ, M. A. A.

Resumo: A qualidade do alimento ofertado aos animais tem papel fundamental no processo de ganho de peso, dessa forma, conservar alimentos de modo a garantir que as suas características serão mantidas, torna-se essencial. O experimento foi realizado com o objetivo de avaliar a bromatólogia das silagens com diferentes proporções de cunhã (Clitoria ternaria.) em capim elefante (Pennisetum purpureum, Schum.). Foi utilizado quatro tratamentos (0, 20, 40 e 60% de cunhã em substituição ao capim elefante) e seis repetições, o delineamento experimental usado foi o inteiramente casualizado. Quantificou-se a matéria mineral (MM), Fibras em Detergente Neutro (FDN), Fibras em Detergente Ácido (FDA), Proteína Bruta, Hemicelulose e potencial de Hidrogênio (pH). A inclusão de cunhã emurchecida em níveis crescentes propiciou redução das fibras em detergente neutro e ácido, reduzindo também a hemicelulose, ambas apresentaram efeito linear decrescente demonstrando uma correlação inversamente proporcional com o acréscimo da forrageira cunhã. seguindo a mesma tendencia linear, o pH, registrou valores crescente proporcional a incorporação de cunhã nas silagens. De mesmo modo, a variável proteína bruta, se ajustou ao modelo linear crescente, em que a inclusão 20%, 40% e 60% de cunhã expressam resultados maiores que a silagem apenas de capim elefante, (11,47% 13,25% 14,91% 6,86%, respectivamente) sendo que a inclusão de 60% ultrapassou o dobro da proteína bruta da testemunha, tornando dessa forma, a silagem mais completa e de melhor composição química para os ruminantes.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.