Estrutura genética entre etnovariedades de mandioca doce cultivadas em roças de agricultores familiares no município de Alta Floresta Mato Grosso, Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: TIAGO, A. V.; ROCHA, V. D. da; ROSSI, F. S.; HOOGERHEIDE, E. S. S.

Resumo: Os marcadores genéticos tem aplicação importante na caracterização da diversidade dos recursos genéticos, pois permitem quantificar a diversidade genética, estimar a endogamia, caracterizar novas espécies e avaliar o histórico de dispersão. Portanto o objetivo deste estudo foi avaliar a estrutura genética entre 29 etnovariedades de mandioca cultivadas no município de Alta Floresta, MT, por meio de marcadores microssatélites. Um total de 29 genótipos de etnovariedades de mandioca foi coletada e levada ao Laboratório de Genética Vegetal e Biologia Molecular de Plantas do Campus Universitário da UNEMAT de Alta Floresta-MT. A extração do DNA seguiu protocolo de CTAB. As reações de amplificação foram realizadas isoladamente para cada um dos 15 primers SSR marcado com as fluorescências. Os dados obtidos foram analisados pelo programa Structure e GenAIEx. O número mais provável de grupos que contribuíram para a composição genética dos cultivos de mandioca foi verificado pelo ΔK, indicando a formação de dois grupos genéticos distintos entre as amostras avaliadas. A análise de variância molecular (AMOVA) revelou que os grupos obtidos com a análise do Structure (K1 e K2) diferiram significativamente entre si, com 99% de variação dentro dos grupos, considerado valor expressivo, confirmando a presença de diversidade genética entre os genótipos de mandioca. A baixa variação entre os grupos (1%) também pode ser confirmada pelo Fst, com valor de 0.009. Os resultados do estudo revelou que as etnovariedades de mandioca cultivadas nas roças do município de Alta Floresta, MT, apresentam uma estrutura genética, indicando que as roças dos agricultores familiares são mantedoras de diversidade genética para espécie.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.