Processos participativos e o desenvolvimento rural referenciado na agroecologia.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CORRALES, F. M.

Resumo: O processo de geração, aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos, realizado no cotidiano das instituições de ensino em Ciências Agrárias, de pesquisa agropecuária e de extensão rural, de modo majoritário é condicionado por saberes que valorizam essencialmente aspectos relacionados à produtividade agrícola. Esse viés dominante orienta fortemente as tomadas de decisões quanto às tecnologias a serem adotadas no meio rural. De modo corrente, os objetos de estudo, os métodos de análise, de interpretação, de avaliação de dados e de intervenção, são definidos com base nas formações acadêmicas presentes nos quadros dessas instituições, destacadamente referenciadas em especializações disciplinares das Ciências Agrárias. Esses conhecimentos especializados são extremamente importantes à agricultura nacional, mas oferecem sérios riscos ao privilegiar uma visão unidirecional de problemas multifatoriais relacionados a questões agrícolas, agrárias, econômicas, sociais, culturais, éticas e ambientais. Diante das consequências do modelo de geração e adoção de tecnologias

Ano de publicação: 2017

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.