Estimativa da radiação solar global a partir dos dados de insolação no Estado do Piauí, Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: A quantificação da radiação solar global requer o uso de sensores que apresentam custo elevado. Com isso, este elemento meteorológico normalmente é estimado por equações matemáticas. Assim sendo, objetivou-se com o presente estudo, obter os coeficientes a e b da equação de Angström-Prescott e de posse dos mesmos, realizar a estimativa da radiação solar global a partir dos dados de insolação e comparar com os dados medidos em municípios localizados no Estado do Piauí, a saber: Paulistana, Picos, São João do Piauí, Floriano e Piripiri. Os coeficientes foram determinados em três períodos: anual, chuvoso (janeiro a maio) e seco (junho a dezembro). A partir dos coeficientes encontrados, estimou-se a radiação solar e comparou-se com os valores medidos no período anual, chuvoso e seco.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.