Bactérias endofíticas associadas à brachiaria brizantha e cymbopogon sp. e o potencial para fixar nitrogênio.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MARINO, C. J. M.; RODRIGUES, B. R. A.; LARA, E. de; FERREIRA, A.

Resumo: O nitrogênio é um constituinte nutricional essencial para as plantas, presentes em grandes quantidades, que podem ser obtido do solo a partir da decomposição de materiais orgânicos, utilização de fertilizantes, ou pela fixação biológica de nitrogênio atmosférico (N2) (Motta, 2007). Este elemento pode ser encontrado disponível no solo na forma de nitrato, amônia, aminoácidos, peptídeos e purinas (Barbosa et al., 2012). As plantas possuem habilidade de absorver esse nitrogênio quando disponível em sua forma de íon nitrato (NO3-) e amônio (NH4+), no entanto o nitrogênio presente na atmosfera se encontra em sua forma molecular (N2) inacessível para as mesmas (Gírio, 2014). Desta forma, a fixação biológica de nitrogênio (FBN) ocorre pela ação de bactérias diazotróficas, que possuem nitrogenases que promovem a redução do N2 atmosférico em compostos úteis para planta (Nunes, 2013). Estes organismos podem ser encontrados de forma livre, como endofíticos obrigatórios ou facultativos e simbióticos (Silva, 2015). As bactérias diazotróficas fazem parte do grupo de bactérias denominado rizobactérias presentes com grande variabilidade no solo capazes de colonizar raízes de plantas promovendo efeito positivo sobre elas (Nunes, 2013). Os processos pelo qual as rizobactérias favorecem o crescimento de planta, por meio de ação direta, envolvem o estímulo da nodulação de plantas leguminosas, a fixação assimbiótica de nitrogênio, a produção de hormônios, produção de fosfatases entre outros fatores (Ribeiro, 2010). Bactérias diazotróficas do gênero Azospirillum, Herbaspirillum e Burkholderia, entre outras, podem ser responsáveis pelo suprimento de N em gramíneas forrageiras do tipo braquiária. A adubação nitrogenada é um método utilizado para aumentar a disponibilidade de nitrogênio em plantas, porém quando aplicados ao solo sofrem grandes perdas por lixiviação ou por volatilização, tornando-se um processo de alto custo para o produtor, além de o consumo ser em larga escala (Sartor, 2009). Desta forma, como saída sustentável torna-se necessário a exploração do potencial de fixação de nitrogênio (FBN) atmosférico em gramíneas (Silva, 2010). No presente estudo objetivou-se isolar bactérias endofíticas de folhas de Brachiaria brizantha cv. Marandu e de Cymbopogon sp. e avaliar a capacidade desses isolados fixar nitrogênio.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.