Técnicas de enxertia em clones de cajazeira (Spondias mombin).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NASCIMENTO, W. M. O. do; SILVA, J. C. O. da

Resumo: A cajazeira (Spondias mombin) é frutífera nativa, pertencente à família Anacardiaceae com grande importância socioeconômica para as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Entretanto, as informações agronômicas sobre o cultivo da cajazeira ainda são escassas, principalmente em relação à produção de mudas em escala comercial. A propagação assexuada surge como alternativa para a produção de mudas e a enxertia é o método mais indicado, pois possibilita a clonagem das plantas com características agronômicas superiores. O trabalho teve como objetivo testar a viabilidade em dois métodos de enxertia em três clones de cajazeira. Para a realização do experimento foram utilizadas ponteiras retiradas de três diferentes clones de cajazeira identificados como: Cifor, Mosqueiro-4 e Embrapa-1. Os porta-enxertos foram obtidos via seminífera utilizando-se sementes do clone Cifor. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial, com dois fatores: sendo, 3 (clones) x 2 (métodos de enxertia), com seis repetições de 10 plantas por parcela. Foi avaliada a porcentagem de pegamento do enxerto 30 dias após a enxertia. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Não houve diferença significativa entre os dois métodos de enxertia testados. Contudo, a enxertia em garfagem no topo em fenda cheia foi o método que apresentou a maior média com 58,9% nos três tipos de clones testados. Sendo que, nesse método, o clone Embrapa-1, se destacou dos demais com a maior porcentagem de pegamento dos enxertos, com 86,7%. Independente do clone utilizado, o método de enxertia por garfagem no topo em fenda cheia é o mais indicado para a propagação assexuada de cajazeira.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.