Seleção de progênies de cupuaçuzeiro quanto as características biométricas e a taxa de geminação das sementes.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RODRIGUES, J. D. B.; FERNANDES, J. R. Q.; CUNHA, R. L. M. da; TEIXEIRA, A. L.; ALVES, R. M.

Resumo: O cupuaçuzeiro pode ser propagado por via sexuada ou assexuada, sendo a via seminífera o processo mais utilizado. A utilização de sementes de boa qualidade constitui fator determinante para o êxito do pomar, e o principal atributo de qualidade a ser considerado é a capacidade germinativa das sementes, bem como suas características biométricas. este contexto, objetivouse com o presente trabalho identificar materiais genéticos promissores quanto as características biométricas e a germinação de sementes de cupuaçuzeiro, para promover seleção precoce de progênies. O experimento foi conduzido em sementeira no período de março de 2015, na Embrapa Amazônia Oriental, Belém-PA, utilizando delineamento experimental em blocos casualizados com quatro repetições, constituídas por 10 sementes e 16 tratamentos. As variáveis avaliadas foram: largura (mm) comprimento (mm), espessura (mm), massa (g) das sementes frescas e taxa de germinação. O estudo identificou que os materiais 51 e 215 foram os mais promissores quanto a caracterização biométrica das sementes. Já as progênies 46 e 57 foram as que obtiveram menor destaque. Os materiais 32, 47, 48, 174 e 215 foram os que obtiveram 100% de germinação de plântulas normais. As progênies de maior massa foram as que obtiveram as melhores taxas de germinação. Diante disso, foi possível agrupar as progênies de cupuaçuzeiro, baseado em caracterização biométricas e germinação das sementes.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.