Composição química de três variedades de gergelim.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FREITAS, M. N. de; BARROS, M. E. S.; FIRMINO, P. de T.; ARRIEL, N. H. C.

Resumo: Gergelim (Sesamum indicum L.) é um alimento muito apreciado pelo consumidor, principalmente por suas alegações de funcionalidade e aspectos nutritivos. Dessa forma, este estudo objetivou conhecer a composição química de três variedades de gergelim, que são exploradas em cultivos comerciais no Brasil. Desse modo, determinaram-se alguns constituintes químicos e avaliaram-se os compostos fenólicos e a atividade antioxidante de variedades de sementes de gergelim de coloração bege e preta. O valor energético e a atividade antioxidante foram similares para as variedades testadas. O teor de fenólicos foi maior no gergelim preto. Assim, os resultados indicam que as sementes avaliadas são nutritivas, apresentam propriedades funcionais e constituem boa fonte de energia e minerais.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.