Extrato concentrado de carotenoides obtido da fibra do pedúnculo de caju: avaliação da toxicidade com uso do bioensaio de Artemia salina.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: DIONISIO, A. P.; ABREU, F. A. P. de; BRITO, E. S. de; WURLITZER, N. J.; RIBEIRO, P. R. V.; GOES, T. de S.; SOUSA, J. M. S.; LUNES, M. F.; LIMA, A. C. V. de; OIRAM FILHO, F.

Resumo: O extrato concentrado de carotenoides (ECC) obtido da fibra do pedúnculo de caju tem sido alvo de estudos nos últimos anos na Embrapa Agroindústria Tropical. Tal fato é atribuido à intensa coloração amarela, o que desperta seu potencial uso como um importante substituto a corantes artificiais pela indústria de alimentos. Porém, para sua aplicação alimentar, há a necessidade de avaliar a toxicidade do material, uma vez que nele são encontrados ácidos anacárdicos, que embora sejam relacionados a efeitos biológicos positivos, também têm sido relatados como tóxicos. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi avaliar qualitativamente e quantitativamente os ácidos anacárdicos presentes no ECC e avaliar a sua toxicidade utilizando-se o ensaio com Artemia salina.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.