CalcMadeira: rotinas para estimativa de peças de madeira roliça e serrada de povoamentos de eucalipto, com dados de inventário florestal.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: COSTA, T. C. e C. da; CAMPANHA, M. M.; FRANÇA, L. F.; GONTIJO NETO, M. M.

Resumo: O mercado valora a madeira em volume (metros cúbicos ou estéreo), pela dificuldade em estimar produtos madeireiros, e o produtor, ao vender a madeira em pé, não sabe quantas peças podem ser benefi ciadas de suas árvores. Para obter esta informação foram desenvolvidas rotinas para estimar a quantidade de peças de madeira roliça e de madeira serrada que um conjunto de árvores pode fornecer. O desenvolvimento foi em Visual Basic for Applications (VBA) e Python, para peças de madeira roliça mais vendidas no mercado, e peças de madeira serrada informadas na NBR. Para madeira serrada foram simulados três métodos de desdobro. A lógica adotada é a prioridade da maior dimensão em largura e espessura, usando funções dendrométricas e relações trigonométricas. As rotinas visamfacilitar ao usuário o cálculo da receita de sua madeira de acordo com os produtos que serão gerados de um povoamento fl orestal a ser explorado. Os potenciais usuários são produtores rurais e empresas que plantam florestas, e empresas.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.