Dinâmica espaço-temporal da produção de animais da cadeia produtiva do milho no Estado de Minas Gerais entre 1990 e 2016: galináceos e codornas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LANDAU, E. C.; SILVA, G. A. da; MOURA, L.; HIRSCH, A.; GUIMARAES, D. P.

Resumo: A alimentação de galinhas e codornas consome grande parte do milho produzido no Estado de Minas Gerais. Identificar tendências de variação da produção desses animais favorece a criação de estimativas sobre a demanda interna de produção de milho. É possível prever cenários futuros a partir da variação espaço-temporal de aspectos relacionados com as criações no Estado nas últimas décadas, com o intuito de auxiliar na definição de estratégias de gestão territorial, políticas públicas, e programas e projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável. Foram analisadas tendências de variação temporal da densidade total de galináceos, galinhas e codornas, produção e valor da produção de ovos de galinhas e codornas, a partir de dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o período de 1990 a 2016. As Mesorregiões Oeste de Minas e Metropolitana de Belo Horizonte foram as que mais se destacaram quanto à densidade de galináceos; e as Mesorregiões Sul/Sudeste de Minas, Campo das Vertentes e Oeste de Minas em relação à densidade de galinhas e codornas. A produção de ovos de galinha mais do que duplicou no Estado no período, destacando-se as Mesorregiões Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Sul/Sudoeste de Minas e Norte de Minas. A de ovos de codorna aumentou cerca de 43 vezes entre 1990 e 2016 nas Mesorregiões com maiores densidades desses animais. Em relação à produtividade média de ovos por galinha, as Mesorregiões Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Jequitinhonha têm se destacado sobre as demais. Já em relação aos ovos de codorna, a produtividade média apresentou grandes variações no período analisado, sendo a Mesorregião Oeste de Minas o maior destaque nos últimos anos. De maneira geral, o valor da produção de ovos no Estado, tanto de galinhas quanto de codornas, tem sido crescente desde 1990, superando as perdas inflacionárias. A disponibilidade e o preço do milho nas regiões de maior concentração de animais, e incentivos econômicos para a galinicultura e coturnicultura, contribuirão para mudanças na concentração de criações de animais da cadeia produtiva do milho.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.