Cedrela odorata L. tem potencial para ser utilizada na silvicultura pós-colheita na Amazônia brasileira?

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VIEIRA, S. B.; CARVALHO, J. O. P. de; GOMES, J. M.; SILVA, J. C. F. da; RUSCHEL, A. R.

Resumo: Avaliou-se o desempenho de mudas de Cedrela odorata L. (cedro), plantadas em clareiras causadas pela exploração florestal de impacto reduzido, no município de Paragominas, no Estado do Pará. Analisou-se a sobrevivência e o crescimento das mudas para estudar a possibilidade de utilizá-las em enriquecimento de clareiras, na Amazônia brasileira. Em 200 ha foram selecionadas 400 clareiras, divididas em três classes de tamanho: pequenas (200?400 m²), médias (401?600 m²) e grandes (> 600 m²). Em 236 dessas 400 clareiras foram plantadas 470 mudas de cedro, em 2005, quando também foi realizada a primeira avaliação da sobrevivência e do crescimento das mudas. Outras avaliações foram realizadas em 2006, 2008 e 2010. Constataram-se, após os cinco anos de monitoramento, altas taxas de sobrevivência, em torno de 81,8%, e de crescimento com média de 70,0 cm em altura e 0,23 cm em diâmetro. Portanto, pode-se inferir que Cedrela odorata se adapta a ambientes de clareiras e poderá ser indicada para plantios de enriquecimento de florestas após a colheita da madeira. Há a necessidade de continuar o monitoramento.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.