Incorporação de polifenóis de erva-mate em amido de milho.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MAGNABOSCO, M. T. de M.; LAZZAROTTO, M.

Resumo: Há um interesse crescente nas propriedades farmacológicas conferidas pelos compostos presentes nas folhas de erva-mate (Ilex paraguariensis). Sabe-se que tais ações biológicas, como ação antioxidante, anti-inflamatória, anti-idade, dentre outras, estão relacionadas aos compostos fenólicos e outras classes de substâncias, como as metilxantinas, presentes nesta planta (BASTOS et al., 2007). Os objetivos deste trabalho foram extrair e incorporar o extrato de erva-mate em amido de milho. No presente estudo, foram preparados extratos em cinco tempos diferentes, dos quais foram analisados a densidade, o teor de sólidos, o teor de cinzas e quantificados os compostos fenólicos. Tais análises foram feitas antes e após a incorporação em amido. Pode-se observar que não houve alteração significativa na densidade dos extratos antes e após a incorporação em amido e que houve retenção de compostos fenólicos no amido de milho. O amido de milho é um insumo altamente utilizado nas indústrias farmacêuticas, cosméticas e de alimentos, por suas características naturais. Neste trabalho, corroborando com outras pesquisas existentes, houve o interesse em conferir ao amido as ações biológicas do extrato das folhas de erva-mate a partir da incorporação dos compostos químicos relacionados a elas. O objetivo do trabalho foi alcançado na determinação do melhor tempo de extração de compostos fenólicos, bem como na incorporação destes compostos em amido. Vale acrescentar que análises mais detalhadas do produto gerado serão necessárias para comprovar a eficácia do método.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.