Produtividade de minimilho em cultivo solteiro ou consorciado com leguminosas, sob manejo orgânico.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GOULART, J. M.; ESPINDOLA, J. A. A.; ARAUJO, E. da S.; GUERRA, J. G. M.

Resumo: Este trabalho teve como objetivo estimar a produtividade de minimilho em cultivo solteiro ou consorciado com leguminosas, sob manejo orgânico. Utilizaram-se os seguintes tratamentos: mucuna cinza (Mucuna cinereum) consorciada com milho, crotalária juncea (Crotalaria juncea) consorciada com milho, feijão-de-porco (Canavalia ensiformis) consorciado com milho e o milho solteiro. Os maiores valores de produtividade de biomassa seca foram encontrados entre a Crotalária juncea e o feijão-de-porco consorciados com o milho, contribuindo com maior fornecimento de biomas sa ao solo. Quanto à produtividade de minimilho não houve diferenças significativas entre os tratamentos para produtividade total e comercial, demonstrando que o consórcio entre o milho e as diferentes leguminosas é vantajoso, pois mantém o solo coberto, fornece maiores quantidades de biomassa e não interfere na produtividade do minimilho.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.