Variação da Cor de Grãos de Girassol ao Longo da Secagem.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ANDRADE, R. dos S.; BOTELHO, F. M.; ENDLER, T. B.; BOTELHO, S. de C. C.; ALMEIDA, L. C. B.; ARAÚJO, M. J. I.

Resumo: A cor é uma das principais características físicas avaliadas pelos consumidores para atestar a qualidade, pois permite identificar desde o estádio de maturação à injúrias físicas nos produtos agrícolas. Considerando que o teor de água é o fator que, de modo geral, mais influencia as propriedades físicas de grãos e sementes, objetivou-se com o presente trabalho avaliar a variação da cor de grãos de girassol ao longo do processo de secagem. Foram avaliadas duas cultivares de girassol, a Altis99 e a M734, com teores de água iniciais de 35,56% e 23,25%, respectivamente. Os grãos foram submetidos à secagem em estufa com circulação forçada de ar, regulada à 40 °C. Durante a secagem, para teores de água de interesse, a cor dos grãos foi avaliada por meio de leitura direta de refletância das coordenadas L*, a* e b* e pela diferença total de cor (em relação à cor inicial). A secagem não afetou a cor da cultivar M734. Já a cultivar Altis99 apresentou alterações na sua cor inicial, havendo variações nas coordenadas L* e b*.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.