Potencial para conservação pós-colheita de uvas da cultivar A Dona sob armazenamento refrigerado.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: A introdução de novas cultivares de uvas apirenas no Submédio do Vale do São Francisco é uma estratégia para superar os problemas apresentados por aquelas tradicionais da região. Este trabalho teve como objetivo determinar o potencial de conservação pós-colheita da uva cultivar A Dona armazenada sob refrigeração, em condições de cultivo no Submédio do Vale do São Francisco. Foram colhidos cachos maduros provenientes de parreiral instalado no Campo Experimental de Bebedouro, da Embrapa Semiárido, em Petrolina, PE. As plantas foram enxertadas sobre IAC 313, em espaçamento 3 m x 2 m, conduzidas em latada e irrigadas por gotejamento. Os cachos foram embalados e armazenados a -0,2 ± 0,7 ºC e 82 ± 4% UR, durante 0, 14, 25, 32, 36, 40 e 43 dias. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com sete tratamentos e três repetições. Os primeiros 14 dias de armazenamento determinaram mudanças na perda de massa, aparência, cor, firmeza das bagas e teor de polifenóis extraíveis totais. A perda de turgidez do engaço limitou a vida útil da uva ‘A Dona’ a menos de 25 dias.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.