Dinâmica da cobertura vegetal e uso da terra e o estado ambiental nas regiões de paisagem da porção sudoeste de Mato Grosso, Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NEVES, S. M. A. da S.; KREITLOW, J. P.; MIRANDA, M. R. da S.; GALVANIN, E. A. dos S.; SILVA, J. dos S. V. da; CRUZ, C. B. M.; VICENS, R. S.; SILVA, A.

Resumo: Resumo. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a dinâmica espaço-temporal da cobertura vegetal e uso da terra e o Estado ambiental das regiões de paisagem situadas na porção sudoeste do estado brasileiro de Mato Grosso. Os mapas de cobertura vegetal e uso da terra foram gerados a partir das imagens dos satélites Landsat 5 e 8 dos anos de 1984, 1993, 2003 e 2013 no Sistema de Informação Geográfico SPRING. As quantificações e elaboração dos layouts das representações cartográficas foram elaboradas no ArcGis. Procedeu-se a regionalização da paisagem a partir da elaboração de uma matriz geoecológica regional, bem como analisou-se o seu estado ambiental. Os usos antrópicos no período de estudo expandiram em 134,08%, enquanto as coberturas vegetais reduziram 21,66% e os corpos hídricos 39%. A pastagem é o uso da terra predominante na região 33,18% (43.170,15 Km²), ocupando principalmente os terrenos planos e suave ondulado. A cobertura florestal totalizou 65,32% (84.983,53 Km²), sendo encontrada principalmente em fragmentos florestais, cujos de maiores dimensões territoriais estão protegidos por legislação ambiental ou situados em terras indígenas. Foram delimitadas 8 regiões de paisagem na porção sudoeste mato-grossense, sendo que dentre elas, a Depressão do Rio Paraguai é a que apresenta a paisagem com maior percentual de usos antrópicos. Na maior parte da extensão da Depressão do Rio Paraguai o Estado Ambiental encontra-se degradado. Concluiu-se a partir dos resultados da dinâmica da cobertura vegetal e uso da terra e do Estado ambiental que há necessidade de adoção de práticas de manejo do uso da terra que minimizem a degradação ambiental, considerando que no período investigado a expansão dos usos antrópicos, principalmente agropecuária, influenciou diretamente na supressão da cobertura vegetal das regiões de paisagem.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.