Crescimento de plantas de soja em função da redução da densidade de semeadura e sua relação com a Produtividade.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BALBINOT JUNIOR, A. A.; FERREIRA, A. S.; WERNER, F.; SILVA, M. A. de A. e; ZUCARELI, C.

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento de duas cultivares de soja durante o ciclo de desenvolvimento, em função da redução na densidade de semeadura, e verificar a sua relação com a produtividade. Foi conduzido um experimento de campo nas safras 2016/17 e 2017/18, em Londrina, PR. O delineamento experimental foi de blocos completos casualizados, com cinco repetições e esquema fatorial 2 x 5. O primeiro fator se consistiu de duas cultivares de soja, BRS 1010IPRO e NS 5959IPRO e o segundo por cinco densidades de semeadura: 100, 80, 60, 40 e 20% da quantidade de sementes indicada pelo obtentor das cultivares. Em geral, não houve diferenças expressivas de biomassa acumulada durante o ciclo de desenvolvimento entre as densidades de 100, 80 e 60% do indicado. Nas duas safras, houve correlação positiva entre o crescimento das plantas, avaliado do estádio V3 a R2, e a produtividade de grãos. A correlação entre a biomassa nos estádios R3 a R6 e a produtividade foi muito influenciada pela safra.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Soja

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.