Trabalho familiar na produção de dendê sob contrato na Amazônia brasileira: o caso de Santa Maria, Pará.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CAETANO, M. C.; MOTA, D. M. da; FERREIRA, M. do S. G.

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar as novas evidências do trabalho familiar num contexto de incentivo à especialização para o cultivo de dendê(Elaeis guineensis Jacq.). A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso com observações e entrevistas na localidade Santa Maria, município de Tomé-Açu, Pará, um dos polos de produção de dendê na Amazônia brasileira. As principais conclusões são de que o trabalho familiar passa por redefinições no cultivo de dendê em decorrência: i) da intensificação do trabalho com o monocultivo do dendê em sistemas produtivos diversificados; ii) da mão de obra familiar ser insuficiente, ocasionando a necessidade de contratar assalariados para poder cumprir o contrato; iii) das mulheres dedicarem-se minoritariamente ao trabalho no dendê e concentrarem-se nas atividades domésticas e não agrícolas; iv) da tendência de masculinização da força de trabalho sob argumento do peso da atividade em questão; e v) da permanência dos jovens no trabalho agrícola no estabelecimento familiar, contrariando tendência nacional de saída dos mesmos.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.