Massa de sementes cheias e vazias de diferentes acessos da gramínea nativa Paspalum oteroi.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SALLES, M. I. de O.; GARCIA, J. B.; SANTOS, K. A. S. dos; MEIRELLES, A. C. de S.; SANTOS, S. A.

Resumo: A Embrapa Pantanal possui uma Banco ativo de Forrageira nativa localizado na fazenda Nhumirim, sub-região da Nhecolândia, MS. Neste banco são conservados acessos de duas espécies de gramíneas nativas: grama-do-cerrado (Mesosetum chaseae) e grama-tio-pedro (Paspalum oteroi). Esses acessos são provenientes de vários ambientes do Pantanal com o intuito de caracterizar as espécies e conhecer a variabilidade dentro de cada espécie para subsidiar programas futuros de melhoramento. No Pantanal, as principais espécies forrageiras utilizadas são de origem africana. A indisponibilidade no mercado de sementes viáveis das espécies nativas é o principal gargalo para a não utilização. Para atender esta demanda são necessários estudos sobre a produção de sementes das gramíneas nativas. Um dos estudos refere-se às diferenças de massa entre sementes cheias e vazias para definir o processo de beneficiamento. Visando melhor conhecer as sementes da grama-tio-pedro, este estudo objetivou avaliar o número de perfilhos reprodutivos e a massa de sementes forrageiras cheias e vazias de diferentes acessos.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Pantanal

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.