Performance de plantas leguminosas para sistema plantio direto na região amazônica.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: AKER, A. M.; PASSOS, A. M. A. dos

Resumo: A inserção de plantas leguminosas pode representar uma estratégia para fertilização em solos distróficos na região amazônica. Objetivou-se avaliar o acúmulo de nutrientes, recalcitrância da palhada e o efeito de diversas plantas leguminosas sobre o status nutricional do milho em sucessão. Foram avaliados os teores e acúmulo de P, K, Mg, S, Ca, Zn, Mn, Fe e Cu e a dinâmica de degradação da palhada das plantas de cobertura sobre os teores foliares dos nutrientes no milho safra semeado em sucessão às leguminosas. Observou-se que os maiores incrementos no aporte de nutrientes ocorreram na biomassa do feijão guandu e feijão de porco, na ordem de 557% e 490% respectivamente, no acúmulo de fósforo quando comparados com o tratamento mantido em pousio. A utilização de feijão de porco e crotalária juncea ocasionou incrementos médios de 12,5 e 20,8% nos teores de magnésio foliar no milho em relação ao pousio. Avaliando-se os micronutrientes, observou-se incrementos de 14,02 e 8,49% nos teores de manganês pelo uso da Crotalaria spectabilis e mucuna cinza respectivamente em relação à prática do pousio. A maior recalcitrância de palhada foi observada para a Crotalaria ochroleuca que promoveu um tempo de meia de vida de 148 dias, suficiente para proteção do solo durante o período de entressafra. As plantas de cobertura promovem um incremento na ciclagem de nutrientes superior à prática de pousio na região, representando uma estratégia de intensificação sustentável do uso do solo.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.