Diversity and spatial genetic structure of natural populations of Ziziphus joazeiro Mart.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: DUARTE, M. M.; NOGUEIRA, A. C.; VIEIRA, E. S. N.

Resumo: Este estudo objetivou a caracterização da diversidade e estrutura genética espacial existente em populações naturais de Ziziphus joazeiro a partir de marcadores moleculares. Doze marcadores ISSR foram utilizados em 77 indivíduos, distribuídos em duas populações, localizadas no estado do Ceará, Brasil. O conjunto de marcadores gerou 220 locos polimórficos para a população Não me Deixes (Pop 1), e 74 locos para a população Triunfo (Pop 2). Os resultados indicaram maior diversidade genética entre os indivíduos da Pop 2 e a maior parte da diversidade genética ocorreu dentro das populações (59,49%). Não houve estruturação genética espacial entre os indivíduos da Pop 1, em contrapartida, a Pop 2 apresentou estruturação genética espacial até a primeira classe de distância (132 m). Devido à variação genética observada, as duas populações apresentam potencial para a coleta de sementes e formação de mudas a serem utilizadas em programas de restauração de áreas e de conservação genética.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.