Produção de n-butanol usando linhagens do gênero Clostridium sp.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GUILHERME, A. de A.; RABELO, M. C.; COLARES, A. S.; NUNES, V. F.; PINTO, G. A. S.; LEITAO, R. C.

Resumo: A crescente demanda global por energia tem impulsionado estudos para a diversificação da matriz energética mundial, buscando fontes sustentáveis em substituição aos combustíveis fósseis. Neste sentido, o n-butanol é um álcool com grande potencial para substituir a gasolina e que pode ser produzido por meio de processos biológicos, usando-se resíduos da agroindústria como substrato. Neste trabalho, o objetivo foi estabelecer uma rota biológica anaeróbia para produção de n-butanol a partir de microrganismos do gênero Clostridium sp. Durante os ensaios, foram testadas diferentes cepas microbianas, diferentes meios de cultura e formas de preparo, diferentes fontes de carbono e energia (glicose e glicerol), diferentes valores de pH inicial, diferentes tempos de incubação, processos com e sem agitação e o uso de práticas de engenharia evolutiva, a fim de se obter elevados rendimentos em n-butanol. Observou-se que, durante o processo, existe a ativação e inativação de diferentes rotas metabólicas a partir de diferentes condições de cultivo.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.