Nota de Conjuntura: Leite e Derivados - Dezembro de 2018.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CARVALHO, G. R.; ROCHA, D. T. da; LEITE, J. L. B.; STOCK, L. A.; HOTT, M. C.; ANDRADE, R. G.; NARDY, V.

Resumo: O ano de 2018 foi bastante desafiador para o mundo do leite em diversos aspectos. Um evento que impactou o setor foi a greve dos caminhoneiros, que somada a menor oferta de leite na entressafra, resultou em valorização do preço do leite na cadeia produtiva. Já o custo de produção de leite registrou comportamento atípico em 2018 com os preços de milho e soja subindo em plena safra. Em termos de rentabilidade, o início do ano foi muito ruim, com preços baixos e custos de produção em alta. Já o segundo semestre registrou forte aumento do preço do leite ao produtor, mas o custo de produção ainda em alta. Nesse cenário, a rentabilidade média do produtor em 2018 piorou em 1,4% na comparação com 2017. Na balança comercial, as importações brasileiras de lácteos que vinham baixas apresentaram forte crescimento em outubro e novembro, resultando em um déficit acumulado nos 11 meses de 2018 de 1 bilhão de litros de leite e cerca de 400 milhões de dólares. Por todas essas adversidades, devemos fechar 2018 com uma produção de leite estagnada e um consumo muito baixo.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.