Predição da configuração de sombra de espécies arbóreas nativas do Cerrado em arboreto.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FONSECA, D. R. da; LAURA, V. A.; PEREIRA, S. R.; MASTELARO, A. P.; ALVES, F. V.; FERREIRA, A. D.; ASSIS, T. E. de

Resumo: Os sistemas em integração são considerados, atualmente, inovadores no Brasil, apesar de vários tipos de plantios associados entre culturas anuais e perenes ou entre frutíferas e árvores madeireiras sejam conhecidos na Europa desde a antiguidade (Balbino et al., 2011). Em geral, é desejável que as espécies arbóreas para utilização em sistemas silvipastoris tenham crescimento rápido, troncos altos e copa pouco densa, de modo a possibilitar a passagem de luz e melhor desenvolvimento da forrageira embaixo de sua copa (Melo e Zoby, 2004). A presença de sombras no campo em regiões tropicais que apresentam altas temperaturas e incidência de radiação solar éimportante para o conforto dos animais, onde os bovinos da maioria das raças tendem a sofrer estresse térmico, reduzindo o seu desempenho (Silva, 2006). Assim, são necessários estudos que avaliem tais características de espécies arbóreas nativas para identificação de espécies que possam vir a ser usadas em sistemas silvipastoris.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.