Desbaste seletivo em teste de procedências e progênies de Astronium fraxinifolium Schott com base na variabilidade genética.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CORNACINI, M. R.; SILVA, J. R. da; LUZ, K. C. da; CAMBUIM, J.; SANTOS, W. dos; MORAES, M. L. T. de; AGUIAR, A. V. de

Resumo: O objetivo do trabalho foi propor um desbaste seletivo visando o manejo de um teste de procedências e progênies de Astronium fraxinifolium Schott com base no conhecimento da variabilidade genética, visando a conservação do seu potencial genético para fins comercial e ambiental. O teste foi instalado em 1996 em Selvíria-MS, no delineamento experimental de blocos completos casualizados. Foram usados 60 tratamentos (progênies) sendo 30 da procedência de Ilha Solteira-SP e 30 de Selvíria-MS com cinco repetições, 10 plantas por parcela, no espaçamento de 3 × 1,5 m, em plantio alternado com Jacaranda cuspidifolia Mart. Foram mensurados os caracteres DAP (diâmetro a altura do peito), ALT (altura total da planta), DMC (diâmetro médio de copa), FOR (forma de fuste) aos 18 anos após o plantio e a identificação do sexo das árvores. As estimativas de componentes de variância e parâmetros genéticos foram obtidas via modelo misto REML/BLUP (máxima verossimilhança restrita/melhor predição linear não viciada). Observou-se diferenças significativas entre procedências para os caracteres DAP e ALT, na análise de cada procedência houve diferenças significativas entre e dentro de progênies para todos os caracteres, exceto FOR. O coeficiente de herdabilidade em nível de média de progênies variou de 0,43 (FOR-MS) a 0,78 (DAP-MS) e a herdabilidade individual de 0,08 (FOR-MS) a 0,37 (DAP-MS). A acurácia foi alta (> 0,65) e os coeficientes de variação genética foram maiores que 5,6. As porcentagens de indivíduos em floração nas procedências de Ilha Solteira e Selvíria foram de 11% e 16%, respectivamente, com predominância de indivíduos com flores masculinas. A estratégia de seleção dentro de progênies, com seleção de 50% dos indivíduos com base no caráter DAP, revelou baixos ganhos na seleção, porém é a mais indicada para esse teste, pois possivelmente levará a uma menor alteração da variabilidade genética da população e diminuirá a probabilidade de cruzamentos entre parentes. Essa proposta de desbaste seletivo é mais adequada visto que a porcentagem de indivíduos em florescimento é baixa, o que inviabiliza a identificação sexual de todos os indivíduos do teste, e, consequentemente, as estimativas mais acuradas de parâmetros genéticos como o tamanho efetivo populacional.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.