Identificação de procedências e progênies de Pinus maximinoi com potencial produtivo para madeira.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O objetivo desse trabalho foi estimar variabilidade genética de dois ensaios de P. maximonoi para identificação de matrizes com potencial produtivo para madeira na região de Ventania-PR. O delineamento experimento foi de blocos completos ao acaso, com 63 progênies área 1 e 77 progênies na área 2 procedentes de oito procedências, nove repetições, seis plantas por parcela, espaçamento de 3 x 3 metros. Os caracteres avaliados foram: diâmetro a 1,30 m do solo (DAP, cm), altura total (ALT, m) e volume (VOL, m3.tree-1). As estimativas dos parâmetros genéticos e o ganho na seleção foram estimados com base no método REML/BLUP. Diferenças significativas (p<0,01) foram observadas entre procedências nos dois locais. Houve diferenças significativas entre progênies para os caracteres ALT, DAP e VOL somente para as procedentes de Dulce N. de Colpan (Honduras) e San Jerônimo de Oaxaca (Guatemala) na área 1 e Tapiquil (Honduras) e Valle de Ageles (Honduras) (DAP e VOL) na área 2. Na análise entre procedências os baixos coeficientes de variação genética, herdabilidade aditivos e herdabilidade média de progênies mostram baixo controle genético para os caracteres. As procedências de P. maximinoi apresentaram bom crescimento e desempenho em volume na região de Ventania-PR. As procedências de P. maximinoi devem ser consideradas para plantios comerciais e o estabelecimento de áreas de produção de sementes para essa espécie. Dentre as procedências testadas, San Jeronimo (México) teve as maiores taxas de incremento em volume.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.