Avaliação de diferentes frequências alimentares no desempenho produtivo de tilápia-do-nilo em sistema bioflocos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: HISANO, H.; PINHEIRO, V. R.; LOSEKANN, M. E.; SILVA, M. S. G. M. e

Resumo: Resumo: A determinação da frequência alimentar ideal para as distintas espécies, fases e sistemas aquícolas é de extrema importância, uma vez que influencia o desempenho, consumo alimentar e imunidade dos animais, além de evitar desperdício de ração e gastos laborais extras com a alimentação, otimizando a eficiência econômica e produtiva do empreendimento aquícola. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar diferentes frequências alimentares sobre o desempenho produtivo de tilápia-do-nilo em sistema bioflocos (BFT), durante o período de 45 dias. Tilápias (n=6.480) com peso médio inicial (5,36±1,45g) foram distribuídas aleatoriamente em nove tanques circulares de laminado de PVC com 9.000L cada, dotados de aeração suplementar individual. Os animais foram alimentados manualmente (5% da biomassa) em todos os tratamentos, seguindo as respectivas frequências alimentares: duas vezes (2x), quatro vezes (4x) e seis vezes (6x) ao dia, totalizando três tratamentos e três repetições. A cada quinze dias, a quantidade de alimento foi ajustada para todos os tratamentos. Foram avaliados o peso final, consumo de ração, ganho de peso, conversão alimentar, taxa de crescimento especifico, taxa de eficiência proteica e sobrevivência. As médias foram submetidas análise de variância (ANOVA), e quando significativas, foi aplicado o teste de Duncan a 5%. Os parâmetros de qualidade de água estiveram de acordo com os níveis recomendados para tilápias. A turbidez e o volume do floco foram significativamente diferentes (P<0,05) entre os tratamentos, sendo que as maiores concentrações foram observadas no tratamento 6x. Para o ganho de peso, os peixes do tratamento 4x apresentaram ganho de peso(g) (14,69±1,76) superior (P<0,05), aos dos tratamentos 2x (12,14±1,01) e 6x (12,18±0,58), sendo que para estes dois últimos tratamentos não houve diferença significativa. Este mesmo comportamento foi observado para taxa de eficiência proteica, na qual os peixes do tratamento 4x (3,49±0,38) apresentaram taxas superiores (P<0,05), aos tratamentos 2x (3,00±0,24) e 6x (2,90±0,14). Por outro lado, os animais do tratamento 4x apresentaram melhor (P<0,05) conversão alimentar (1,10±0,12), quando comparados ao tratamento 6x (1,33±0,06), porém não diferiram significativamente do 2x (1,28±0,11). Os resultados do presente estudo indicam que os peixes do tratamento 4x utilizaram o biofloco como alimento complementar de uma forma mais eficiente, influenciando positivamente o desempenho. Conclui-se que a frequência alimentar de quatro vezes ao dia para tilápia-do-nilo (? 15 g) em sistema bioflocos promove melhores respostas sobre o desempenho produtivo.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.