Alternative criteria to achieve sustainable management of Mezilaurus itauba in the Brazilian Amazon.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BRAZ, E. M.; CANETT, A.; MATTOS, P. P. de; BASSO, R. O.; FIGUEIREDO FILHO, A.

Resumo: Os objetivos deste trabalho foram avaliar os parâmetros da legislação brasileira para o manejo de florestas tropicais quanto à recuperação da floresta e propor critérios alternativos para alcançar sua sustentabilidade, utilizando Mezilaurus itauba (Meisn.) Taub. ex Mez como caso de estudo. A estrutura diamétrica foi obtida de inventário 100% em um talhão de 500 ha. Os dados de crescimento, recrutamento e mortalidade de M. itauba foram adquiridos de 2 parcelas de 50 ha instaladas no talhão, em que todas as espécies comerciais foram medidas antes e após 7 anos da exploração. Foram avaliadas previamente a estrutura da espécie e sua classe diamétrica mais produtiva em volume. Posteriormente, foi simulada a recuperação em volume para os diâmetros limite de corte (DLC) de 50, 60, 70 e 80 cm. A maior produção ocorreu com DLC de 60 cm. O trabalho evidenciou que existe um limite diamétrico para a produção líquida de volume de madeira e que distintas estruturas remanescentes produzem incrementos diferentes.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.