Sorgo biomassa e capim elefante com adição de óleos residuais para geração de energia.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MORALES, M. M.; TARDIN, F. D.; SILVA, V. Q. R. da; SARTORI, W. W.; SILVA, A. L. da; ROTTA, G. W.; PARRELLA, R. A. da C.

Resumo: No Brasil, aproximadamente, 41,2% da energia interna é proveniente de fontes renováveis, dos quais 29,8% correspondem à energia da biomassa (EPE, 2016). A crescente preocupação em aumentar o uso de energia oriunda de fontes renováveis, deve levar em consideração resíduos de várias origens para fins energéticos, visto o caráter sustentável da reutilização e disposição final adequada (Protásio et al., 2011). Além disso, plantas com alta produção de biomassa como capim elefante (Pennisetum purpureum Schum.) e sorgo biomassa (Sorghum bicolor (L.) Moench) também são alternativas para esta função. A adição de óleos residuais como bio-óleo (fração líquida residual do processo de carbonização) e/ou glicerina (fração residual da produção de biodiesel) neste processo é uma alternativa para aumentar o teor energético. O uso da biomassa como fonte de energia tem aspecto ambiental favorável já que a emissão de CO2 na queima da biomassa geralmente é compensada pela absorção no plantio de nova biomassa (Ingham, 1999). Brito et al. (1978) indicaram o poder calorífico, o teor de umidade, a densidade e a análise imediata como as propriedades de espécies vegetais para utilização como combustível. Desta forma, objetivou-se nesta pesquisa avaliar o potencial energético do sorgo biomassa e do capim elefante com e sem adição de óleos residuais, oferecendo possíveis alternativas na geração sustentável de energia.

Ano de publicação: 2019

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.